domingo, 20 de setembro de 2009

O amanheçer,no cariri paraibano.



(Foto tirada por Paulo Romero,em São João do cariri,PB.em junho de 2009)

Como é costume no interior,quando eu estou no cariri paraibano,acordo bem cedo e vou para o curral,tomar leite,antes de começar algum trabalho.

Uma das minhas atividades preferidas,é observar o trabalho das abelhas nativas.Eu acho muito interessante ver,que as abelhas teem preferências por algumas flores,ou seja,nem sempre uma planta cheia de flores atrai as abelhas,algumas espécies são seletistas,isto é ,visitam mais determinadas flores e outras menos.

Em determinadas árvores,as abelhas chegam a fazer um barulho muito grande,com o seu "zumbido" característico,devido ao interesse por essas flores.Por exemplo:a algaroba é visitada por todas as espécies de abelhas nativas existentes em minha região;assim como a acerola,a leucena,a catingueira,etc.estou sempre vendo as jandairas visitando as suas flores.

Para se ver o movimento das abelhas nativas em suas colónias ,devemos prestar atenção aos horários.Os melhores horários são:de manhã cedo e depois das 17:00 (dezessete horas) pois,nesses horários o movimento de entra- e- sai ,das abelhas é muito grande
É claro que elas podem ser observadas em outros horários,mas quando o sol está muito quente ,elas diminuem o movimento,dificultando a sua observação.E existem abelhas que simplesmente não trabalham com o sol quente.

Uma boa maneira de se observar as abelhas nativas,é ficar próximo de alguma fonte de água,pois,elas estão sempre por perto,pegando barro e água;e levando para a suas colônias.

Existe um fato muito interessante:se você for um bom observador,poderá localizar alguns ninhos naturais, através da observação da direção em que as abelhas estão indo,após saírem da água.

É simples,veja a direção em que determinada espécie de abelhas está se dirigindo,siga nessa direção,procurando por árvores de grande porte.Encontrando alguma dessas árvores,na mesma direção em que as abelhas voavam,observe os galhos,o tronco,com calma e cuidado,se você perceber alguma abelha voando por ali,já é um indício de colónia natural.

Se não localizar nada,olhe em outras árvores por perto.Mas,se encontrar a colónia,tenha todo cuidado e zelo possível;afinal,elas estão em suas casas e não devem ser maltratadas,por nós em vez disso,elas devem ser preservadas.

Um abraço.

Paulo Romero.
Meliponário Braz.
João Pessoa,PB.

4 comentários:

Anônimo disse...

ESTOU GOSTANDO MUITO DO SEU BLOG,ELE É SIMPLES,MAS VERDADEIRO...

Anônimo disse...

É lindo a paisagem do cariri,em época da chuva,nem parece o mesmo lugar que nós costumamos ver pela televisão;na seca com os animais morrendo de fome e sede,sem ter uma árvore com folhas verdes.

Anônimo disse...

TEM CERTEZA QUE AÍ É MESMO O "CARIRI"?ESTÁ TUDO TÃO BONITO,VERDE...

Anônimo disse...

VIDINHA BOA ESSA DO INTERIOR,HEIN?...