Espaço criado para trocar experiências sobre a criação racional de abelhas nativas. Também falo das coisas do meu "cariri paraibano",como a preservação da caatinga e as belezas de minha terra. Participe,siga o blog e comente,pois com certeza você será muito bem vindo! Obrigado pela visita! Paulo Romero.
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Flores de jurema
Entre tantas espécies de plantas nativas do semi-árido nordestino,sem dúvidas a jurema é uma das mais conhecidas.Existem algumas espécies de jurema,(jurema preta,jurema de imbira,unha de gato...),todas com as suas particularidades e usos de acordo com as necessidades dos animais e do homem.Por exemplo,a jurema preta,é muito apreciada pelas cabras,que não teem tanto interesse nas outras espécies.Já a jurema de imbira é muito utilizada como moirões de cerca,por ser muito resistente.
Eu não posso deixar de mencionar que, a jurema também é famosa pelos seus espinhos,no caso da unha de gato,o nome já diz tudo,os seus espinhos paressem com as unhas de um gato(daí o nome).Para se andar por onde tem jurema temos que ter muito cuidado,mesmo assim,não é raro rasgar a roupa com os espinhos.Esse é um dos motivos,pelo qual os vaqueiros usam uma vestimenta feita com couro de boi,para se protegerem dos espinhos.
Essa planta,também é muito visitada pelas abelhas,à procura de pólen.Quando ela está com flores é fácil de ver abelhas voando por entre suas flores...
UM ABRAÇO.
PAULO ROMERO.
Meliponário Braz.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário